NOVIDADES

» Como aparecer no Google?

seo-udia.jpg


Perguntas frequentes:

P: "Ahh, mas eu já tenho uma página no Facebook, preciso de um site?";

R: Redes sociais são muito importantes para a divulgação da marca, porém nem sempre é o bastante para você posicionar sua marca na internet, principalmente para quem quer aparecer em mecanismos de buscas, as páginas em redes sociais não são tão bem indexadas em mecanismos públicos de buscas pois geralmente possuem seus próprios métodos de divulgação internos (como os impulsionamentos de publicações do Facebook).

P: "Já tenho um site e ele não aparece nas pesquisas";

R: Existem duas formas para sua marca aparecer nas páginas de buscas, não só as dos Google, mas de inúmeros outros buscadores disponíveis na internet hoje.
Existe alguns métodos de otimização conhecido como SEO (Search Engine Optimization), que quer dizer Otimização do Mecanismo de Buscas. A utilização da técnica SEO faz com que um site inteiro seja melhor localizado pelas páginas de pesquisa na internet, para o seu link aparecer melhor nas buscas vai depender do conteúdo abordado, da divulgação dos links, das palavras-chave que você definir, quantidade de visitas, além da otimização dos mecanismos em sí. 
A Segunda forma para isso é haver intervenção dos próprios buscadores, que oferecem o serviço de "Links patrocinados", por exemplo. Nesse caso, é preciso pagar uma quantia diretamente para o site buscador como "Google AdWords" para garantir o topo das pesquisas.

Passo 1: Sua página existe?

É o primeiro passo e essencial, você realmente precisa de uma página para que o Google leia a sua informação e lhe insira em seu índice. Parece uma pergunta sem relevância mas em diversos casos as pessoas apenas compram um domínio e acreditam que seu website irá aparecer no Google logo que comprado. Para este passo, contrate um desenvolvedor ou tenha uma pessoa que saiba criar uma página na Internet. 

Passo 2: Esta página pode ser lida pelo Google?

O próximo passo é verificar se a página pode ser lida pelo robô do Google. No caso, devemos verificar, através da ferramenta SEO-Browser, como o Googlebot lê a sua página e entende a sua informação. Um ponto importante é que a sua página deve retornar código 200 no seu cabeçalho. Isto pode ser facilmente testado com a nossa ferramenta HTTP Header Checker.

Passo 3: Você possui um caminho para aquela página?

Um dos maiores erros das pessoas é achar que o Google misteriosamente irá encontrar a sua página e assim indexar (ler) toda a sua informação. O Google, assim como outras ferramentas de pesquisa, utilizam o sistema de links, que conectam documentos na Internet, para descobrir novas páginas e novos conteúdos. Para que a sua página seja encontrada, ela deve possuir referências (links). Neste caso, vale contar links produzidos dentro do seu conteúdo ou ainda algum outro website produzir esta referência para você. A grande dica aqui é criar um caminho para o Googlebot acessar o seu conteúdo através de links do seu website. Em seguida, tenha em mente que você pode iniciar com um trabalho de cadastro em diretórios, que consiste em acessar um website onde você pode deixar uma referência para o seu website. É recomendável que você utilize de redes sociais, tais como Twitter, Instagram ou ainda o Facebook para indicar a amigos e parceiros de negócio que o seu website existe ou ainda que uma nova página foi criada. Existem diversas outras técnicas para tornar o seu website popular, mas o nosso foco é apenas na criação de um caminho inicial.

Passo 4: Você possui conteúdo relevante?

Ainda que muitas pessoas não acreditem em construir conteúdo relevante na Internet, o Google sabe muito bem avaliar a qualidade do seu conteúdo, como por exemplo, saber se a sua página é apenas a cópia de outra. Chamamos este tipo de caso de conteúdo duplicado e é algo que o Google não gosta muito. Lembre-se sempre que a proposta do Google é fornecer aos seus usuários uma boa experiência de uso, onde ao realizar uma busca, ele deve retornar para o usuário apenas resultados relevantes. Com isto, trabalhar em uma página, produzindo conteúdo (texto, imagens e vídeos) de qualidade faz-se necessário para aparecer no Google.

Passo 5: Identificar quando e se a sua página está aparecendo no Google?

Pois bem, depois de executar os 4 passos iniciais, como identificar que a sua página apareceu no Google? Existem duas maneiras, uma é verificando manualmente e outra é verificando através de ferramentas. Na verificação manual podemos executar ainda de duas formas. A primeira é utilizar-se de uma porção de conteúdo da sua página, como por exemplo, o primeiro parágrafo e fazer a consulta no Google daquele parágrafo entre aspas. Desta forma o Google irá retornar todas as páginas em seu índice que contém exatamente aquele parágrafo. A segunda forma manual é executando o comando site: www.meusite.com/minhapagina.html . Ao executar este comando com a URL da sua página, o Google irá retornar a sua página, se ela estiver em seu índice.

Conclusão

Como vimos nos 5 passos acima, o processo para aparecer no Google é simples mas é importante que você tenha noção de que um bom trabalho na construção do seu website faz com que você não apareça com apenas 1 página, mas torna o seu website como um todo muito mais popular e visível para os usuários. Tenha em mente que o importante aqui é que você está criando uma porta para a sua casa (website) em cada página que o Google indexar. Logo, pense se todas as portas estão acessíveis e são relevantes.

Espero que tenham gostado deste passo-a-passo e até próxima!

Créditos: Agencia Mestre


Gerencie seu site





 
Carregando..
Desenvolvido por WebMendes